Segunda-feira, 27 de Abril de 2009

 

 Além dos inúmeros acidentes de trânsito e da violência associada á embriaguez, o consumo de álcool a longo prazo, pode provocar dependência, conhecida como alcoolismo.
A ingestão de álcool, mesmo em pequenas quantidades, diminui a coordenação motora e os reflexos, comprometendo a capacidade de dirigir veículos, ou operar outras máquinas. Pesquisas revelam que grande parte dos acidentes são provocados por motoristas que haviam bebido antes de conduzir. Os indivíduos dependentes do álcool podem desenvolver várias doenças. As mais frequentes são as doenças do fígado (esteatose hepática, hepatite alcoólica e cirrose). Também são frequentes problemas do aparelho digestivo (gastrite, síndroma de má absorção e pancreatite), no sistema cardiovascular (hipertensão e problemas no coração). Também são frequentes os casos de poli neurite alcoólica, caracterizada por dor, formigamento e cãibras nos membros inferiores.  

 

Durante a gravidez

O consumo de bebidas alcoólicas durante a gravidez pode trazer consequências para o recém-nascido, sendo que, quanto maior o consumo, maior a chance de prejudicar o feto. Desta forma, é recomendável que todas as grávidas evitem o consumo de bebidas alcoólicas, não só ao longo da gravidez como também durante todo o período de amamentação, pois o álcool pode passar para o bebé através do leite materno.
Cerca de um terço dos bebés de mães dependentes do álcool, que fizeram uso excessivo durante a gravidez, são afectados pela "Síndroma Fetal pelo Álcool". Os recém-nascidos apresentam sinais de irritação, mamam e dormem pouco, além de apresentarem tremores (sintomas que lembram a síndroma de abstinência). As crianças severamente afectadas e que conseguem sobreviver aos primeiros momentos de vida, podem apresentar problemas físicos e mentais que variam de intensidade de acordo com a gravidade do caso.
 
Aparelho Digestivo

Vamos apenas referir-nos às afecções que o álcool directa ou indirectamente causa, no Aparelho Digestivo:
 
Anita
Cátia
Catarina
Inês nº14
Nelson
Carlos nº6
 
8ºB
 
 
 
 
publicado por essmf-8b às 00:10


mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
25

29
30


Últ. comentários
foi uma pena nao ter-mos ganho..quem sabe para pr...
Olá silvia, obrigada pelo comentário.Ainda bem que...
Acho este trabalho muito interressante , e já deu ...
arquivos
2009