Segunda-feira, 27 de Abril de 2009

A Nicotina é o nome de uma substância alcalóide básica, liquido de cor amarela com cheiro desagradável e venenoso, que constitui o princípio ativo do tabaco.Nicotina é o nome de uma substância alcalóide básica, liquido de cor amarela com cheiro desagradável e venenoso, que constitui o princípio ativo do tabaco.

Há milhares de anos as pessoas vêm fumando ou mastigando  folhas de tabaco (o nome científico da planta é Nicotiana tabacum). O tabaco foi encontrado e cultivado pela primeira vez nas Américas, talvez por volta de 6.000 a.C. Após a descoberta e colonização do continente, o tabaco foi amplamente exportado para a Europa continental e outras partes do mundo.A nicotina age sobre os receptores nicotínicos de acetilcolina em pequenas quantidades estimula estes o que causa uma libertação de adrenalina, emoção e em grandes quantidades bloqueia-os sendo esta a causa da sua toxicidade e eficácia como insecticida.

O seu efeito quando consumida como tabaco manifesta-se de duas maneiras distintas: tem um efeito estimulante e, após algumas tragadas profundas, tem efeito tranquilizante, bloqueando o stress. Seu uso causa dependência psíquica e física, provocando sensações desconfortáveis na abstinência. Em doses excessivas, é extremamente tóxica: provoca náuseas, dor de cabeça, vômitos, convulsão, paralisia e até a morte. A dose letal (LD50) é de apenas 0.5-1.0 mg/kg em adultos o que faz dela um veneno muito forte.
Dados estatísticos indicam que há uma clara correlação entre o número de cigarros fumados diariamente e o risco de morte por câncer no pulmão e doenças cardiovasculares. De acordo com a American Cancer Society, "...mais pessoas morrem todos os dias por doenças relacionadas ao fumo do que por AIDS, álcool, acidentes de carro, incêndios, drogas, assassinatos e suicídios juntos." Numerosos estudos comprovam que o consumo de tabaco causa diversos males à saúde, mas, mesmo assim, todos os dias milhares de jovens e adolescentes começam seu caminho à dependência química da nicotina.

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nicotina

 

 

publicado por essmf-8b às 00:06


mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
25

29
30


Últ. comentários
foi uma pena nao ter-mos ganho..quem sabe para pr...
Olá silvia, obrigada pelo comentário.Ainda bem que...
Acho este trabalho muito interressante , e já deu ...
arquivos
2009